Sábado dia 18/11/2023 às 16h, será exibido no Museu de Astronomia e Ciências Afins o documentário “Refúgio nas estrelas”, produzido durante a visita do projeto GalileoMobile aos campos de refugiados na Argélia em 2019.

Diego Torres Machado é integrante do projeto GalileoMobile desde 2016 e é professor adjunto recém contratado do Instituto de Física da UERJ.

O GalileoMobile é uma iniciativa internacional e itinerante de educação e divulgação científica que aproxima a astronomia de jovens de países em desenvolvimento, principalmente em áreas com pouco acesso a programas de extensão ou divulgação científica.

Amanar: Sob o Mesmo Céu, é um projeto destinado a apoiar as comunidades de refugiados saarauís usando a astronomia para aumentar sua resiliência e engajamento, por meio de desenvolvimento de habilidades e atividades de autocapacitação. A população saarauí vive em campos de refugiados localizados na parte mais seca do deserto do Saara desde 1975. Há mais de 40 anos, eles têm acesso limitado a recursos básicos e necessidades humanitárias urgentes, conforme identificado pelas agências da ONU. Além disso,os jovens enfrentam uma vida sem perspectivas de futuro, com alta taxa de absenteísmo nas salas de aula e desemprego crescente. A agência da ONU para refugiados, ACNUR, enfatiza a importância de motivar os jovens a evitar as altas taxas de frustração nos campos. Neste contexto, o projeto Amanar pretende inspirar os jovens saarauís através da astronomia, bem como aumentar o interesse pela ciência.

No próximo sábado dia 18/11/2023 às 16h, será exibido no Museu de Astronomia e Ciências Afins o documentário “Refúgio nas estrelas”, produzido durante a visita do GalileoMobile aos campos de refugiados na Argélia em 2019.

Página do GalileoMobile:

Link para o evento:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2023-11-14-at-12.12.45-1024x1024.jpeg

Créditos: equipe Amanar-GalileoMobile