DFAT

SALA 3009F – INSTITUTO DE FÍSICA

Professoras: Gloria Queiroz e Patrícia Domingos

OBJETIVO(S):

Discutir com alunos de diferentes cursos da UERJ (Pedagogia, Biologia e Física) a Pedagogia de Projetos: O que é? Histórico; papel na formação de professores; políticas públicas e projetos; elementos importantes para a realização de planejamentos, desenvolvimento e pesquisa de projetos político-pedagógicos interculturais e interdisciplinares e em interação com a Educação em Direitos Humanos; Apresentar exemplos de projetos já desenvolvidos na parceria universidade-escola e as pesquisas feitas no contexto do seu desenvolvimento.

EMENTA:

1. Interculturalidade e Interdisciplinaridade – Somos todos poeira de estrelas – Arte, Ciência e Cultura nos indígenas, africanos e europeus
  2. Enfoque CTS-A (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Arte): pressupostos para o contexto brasileiro em interação com a Educação em Direitos Humanos.
  3. Projetos Pedagógicos na escola básica, na formação de professores, nos espaços de educação não formal; nas parcerias entre a educação formal e a não formal;
  4. Conteúdos Cordiais na Alfabetização científica e cultural
  5. Oficinas Pedagógicas em Projetos Interculturais
  6. Temas: consciência planetária, vida no planeta Terra, fitoplâncton, vida e morte das estrelas, estrelas duplas e o povo Dogon, astronomia guarani mbya, epidemia provocada pela exploração do ouro, educação ambiental e sustentabilidade, ecologia decolonial.

Bibliografia:

ANDRADE, P. F. de Capítulo 4: Aprender por Projetos, Formar Educadores. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000199.pdf

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.

BARBOSA-LIMA, M. C.; QUEIROZ, G. R. P..; SANTIAGO, R. (2007). Vermeer, Huygens Leeuwenhoek. Física na Escola, v. 8, n.2, p 27 -30, 2007.

CACHAPUZ, A. et al. Do Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências: Linhas de Pesquisa e o Caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade” ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 27-49, mar. 2008.

CALDEIRA, J.; SEKULA, J.M.; SCHABIB, L. Brasil Paraíso Restaurável. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2020.

CANDAU, V. M. Diferenças Culturais, Interculturalidade e Educação em Direitos Humanos.Educação e Sociedade, vol.33, p. 235-250, jan-mar, 2012.

COSTA, J. A. Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (dês) construção Educ. Soc. Vol 24 nº 85 p. 1319 – 1340, Campinas, 2003. • HERNANDEZ, F. Repensar a função da escola a partir dos projetos. Revista Pátio. Ano 2, n.6, p.27-31, ago/ out 1998.

KOPENAWA YANOMAMI, D.; ALBERT, B. A Queda do Céu. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2019.

LIMULJA, H. O Desejo dos Outros: Uma Etnografia dos Sonhos Yanomami. São Paulo: UBU Editora, 2022.

OLIVEIRA, R. D. V. L.QUEIROZ, G. R. P. C.
Professores de Ciências como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação de Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais. Revista Debates em Ensino de Química, v.2, p.14 – 31, 2016
OLIVEIRA, R. D. V. L.QUEIROZ, G. R. P. C.
Planejar com Direitos Humanos na formação de professores de Ciências. ARETÉ (MANAUS), v.10, p.231 – 245, 201

QUEIROZ, G. R. P. C. Laboratório Interdisciplinar Educação Em Ciências (Liec): Um Lócus Investigativo Da Prática Pedagógica Na Formação De Professores Da Uerj In: O Lócus Investigativo Da Prática Pedagógica Em Uma Sociedade Informatizada: o lugar da pesquisa e a condição do ser docente.1a ed.Curitiba: CRV, 2022, v.1, p. 1-156.

QUEIROZ, G. R. P. C.; SANTOS, A. G. F. Consciência Planetária como uma possibilidade de aproximação da Educação em Ciências à Educação em Direitos Humanos In: Ciência em Contexto.1 ed.São Paulo: Na Raiz, 2021, v.1, p. 430-453.

QUEIROZ, G. R. P.; DOMINGOS, P. A flutuação dos corpos e a vida. In: NASCIMENTO, S. S.; BATISTA, M. R. (Orgs.)  Interdisciplinaridade para além da sala de aula. 1 ed. Belo Horizonte: Ed. Rolimã, 2017. p. 39-56.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M.: Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, (suplemento), p. 71-87, outubro 2006. http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13s0/04

SANTOS, A. G. F.; OLIVEIRA, R. D. V. L.;  Conteúdos Cordiais: Física Humanizada para uma Escola sem Mordaça. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2021, v.1.

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Uma análise de pressipostos teóricos da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia- Sociedade) no contexto da Educação Brasileira. Revista Ensaio/belo Horizonte/ v.02/n.02/ p.110-132/ jul-dez/2000

Sites:

Revista Ciência & Educação – UNESP de Bauru

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC

Investigações em Ensino de Física – UFRGS, disponível em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm

Departamento de Física Teórica

DFT