Projetos CETREINA – DEQ

Projetos CETREINA – DEQ

EIC – ESTÁGIO INTERNO COMPLEMENTAR
ENSINO DE FÍSICA III: ELETRICIDADE E MAGNETISMO À DISTÂNCIA ATRAVÉS DA PLATAFORMA
MOODLE.

RESUMO: As estratégias colaborativas, e por extensão as interações sociais, são de fundamental importância para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano universitário, apresentam uma nova perspectiva para a educação, pois os estudantes têm a possibilidade de interagir através das redes de comunicação. A respeito da utilização de tais tecnologias, o Moodle tem se consolidado como uma plataforma de aprendizagem à distância, ou seja, num ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Esse ambiente é apontado como um instrumento de apoio pedagógico, contribuindo efetivamente para a aprendizagem e reafirmando a importância de metodologias nas quais o aluno seja sujeito ativo do processo educativo. Diante disso, a utilização da plataforma Moodle poderá contribuir com a aprendizagem e propiciar um maior envolvimento dos alunos. Nesse sentido, a investigação tem por objetivo geral avaliar o potencial do uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem na Universidade.
Especificamente: habilitar os alunos a utilizarem a plataforma de forma interativa e on-line para ampliarem seus
conhecimentos de Física III: Eletricidade e Magnetismo; avaliar as possibilidades e limites da utilização dessa ferramenta na aprendizagem da referida disciplina, bem como sua contribuição para uma maior interação entre alunos, e entre os alunos e os orientandos e orientador envolvidos neste projeto.

PÚBLICO ALVO. Alunos dos cursos: Licenciatura em Física e Bacharel em Física. 

ID – INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 
SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS INTERATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA

RESUMO: área de ciências e tecnologia. Apesar desse papel, ela continua sendo extremamente difícil no processo de sua aprendizagem em todos os níveis, desde o ensino médio até a universidade.
Uma solução para este problema requer mudanças nos processos de ensino e aprendizagem das ciências exatas. Ao longo das últimas três décadas [1,2], um grande esforço da pesquisa educacional tem sido empregado na exploração de ideias dos estudantes e dificuldades apresentadas por eles nos conceitos e fenômenos físicos. Essas pesquisas mostram que os processos de aprendizagem são melhorados efetivamente quando os estudantes estão envolvidos em atividades investigativas como a prática experimental, por exemplo. A investigação científica em física, química ou outra ciência exata é um processo dinâmico de criação, testes e aprimoramento dos modelos matemáticos que descrevem fenômenos observáveis. Este processo é uma mistura interativa de reflexões individuais e de grupo com base em um conjunto em constante evolução e mutuamente equilibrada de elementos teóricos, computacionais e experimentais. É a partir deste quadro de ações cognitivas que a compreensão das leis do universo físico emerge. O processo de aprender ciências exatas, por ser mais bem sucedido em ambientes de pesquisa, inspirou a criação de classes onde os alunos são orientados a trabalhar em equipes como cientistas.
Atualmente a modelagem com métodos e ferramentas computacionais é um importante assunto de pesquisa para o aprendizado. No processo de investigação científica, a modelagem computacional desempenha um papel muito importante na expansão dos horizontes cognitivos e matemáticos através de recursos mais poderosos de cálculo, exploração e visualizações de uma forma bem criativa e agradável.

PÚBLICO ALVO. Alunos dos cursos: Licenciatura em Física e Bacharel em Física. 

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