Palestra sobre Caracterização de Objetos antigos de bronze por técnicas não destrutivas.

Palestra do Prof. Antonio Brunetti da  Università degli Studi di Sassari – Itália

Local: Programa de Pós-Graduação em Física da UERJ

Sala: 3148 F

Todos (as) alunos (as) da Graduação e da Pós-Graduação da UERJ estão convidados!

A palestra sobre: Caracterização de Objetos antigos de bronze por técnicas não destrutivas.

A caracterização de bens culturais muitas vezes requer uma abordagem não destrutiva. Nesta palestra duas abordagens serão descritas: uma baseada em uma técnica analítica padrão, fluorescência de raios X, integrada com simulações Monte Carlo, e outra menos comum baseada no uso de nêutrons, tanto em difração quanto em tomografia. Os lados positivos e negativos de ambas técnicas serão discutidos.

Obs.: Para os (as) alunos (as) participantes da Graduação em Física serão fornecidas horas de atividades complementares (AACC).