Maria Lucia Grillo Perez Batista

Professora Titular

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado  do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e pós-doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) e em Acústica pela RWTH-Aachen, Alemanha (2017). Possui também bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e cursos livres de música (piano, violão, viola de arco e flauta doce). É professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde agosto de 1980 (atualmente titular) e colaboradora em pesquisa do Instituto Militar de Engenharia desde agosto de 1990. É professora do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, da SBF, pólo UNIRIO. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Acústica, Ensino de Física e Ressonância Magnética na Matéria Condensada; atuando principalmente nos seguintes temas: acústica de salas, acústica musical, popularização da ciência, materiais cerâmicos e ressonância magnética eletrônica. É líder do grupo de pesquisa A Física na Música, do CNPq 2010. É sócia da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC). Pela SOBRAC tem certificação em Acústica e Vibrações, modalidade fundamental (Ciências Exatas) e é Coordenadora Secretária Regional no Rio de Janeiro. Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e bolsa de pesquisa Prociência da UERJ. Desde 2019 é membro do Conselho Consultivo da PR-3 – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ. Possui fator-h = 10 na base de dados Google Scholar, com 78 artigos e 310 citações.

Área – Física da Matéria Condensada – Experimental
Sala – 3034-D