Seminário do Prof. Richard Vasques da Universidade de Ohio, EUA.

O Programa de Pós-Graduação em Física PPGF-IFADT-UERJ, juntamente com o  Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais, PPG-CCOMP. IME-UERJ, têm o prazer de convidar vocês ao Seminário do Prof. Richard Vasques da Universidade de Ohio, EUA.

Data e horário: Quinta-feira 07 de julho às 14h.
Local: PPGF, 3° andar do Pavilhão João Lyra Filho, bloco F.
Sala: 3148F

Título: Transporte não-clássico de partículas: reatores nucleares, nuvens e computação gráfica.

Resumo: O que os reatores nucleares de leitos de esferas têm em comum com filmes de animação? Qual a relação entre a luz do sol que atravessa as nuvens da atmosfera com o transporte de nêutrons em um reator de água fervente? Nesta palestra discutimos a teoria de transporte não-clássica de partículas, desenvolvida para modelar partículas subatômicas em meios heterogêneos nos quais a função de distribuição para os comprimentos de corda não é uma exponencial. Mostraremos como esta abordagem captura e preserva importantes aspectos físicos de certos sistemas estocásticos, permitindo uma melhor modelagem matemática e computacional dos cálculos de transporte através de uma homogeneização destes meios.

Resumo do CV.

O Prof. Richard Vasques possui bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Matemática Aplicada e Interdisciplinar (Applied and Interdisciplinary Mathematics) pela Universidade de Michigan (University of Michigan), Ann Arbor (2009). Foi Associate (consultor) da McKinsey & Company; Professor de Matemática da EAESP (Fundação Getúlio Vargas); Wissenschaftlicher Mitarbeiter (Pesquisador Cientista – Research Scientist) na Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália/Vestefália em Aachen (RWTH Aachen University, Alemanha); bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Cientista de Projetos (Assistant Project Scientist) no Departamento de Engenharia Nuclear da Universidade da Califórnia, Berkeley. Atualmente é Professor Assistente (Assistant Professor) no programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade Estadual de Ohio (The Ohio State University). Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, processos estocásticos, física de partículas, fenômenos de transporte, transferência radiativa e métodos numéricos aplicados a problemas de engenharia nuclear.